O projeto “Lançamento de Projéteis”: uma perspectiva para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio

Autores

  • Valmir Ninow Universidade Luterana do Brasil
  • Carmen Teresa Kaiber Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p300

Resumo

Este artigo apresenta resultados do projeto Lançamento de Projéteis, desenvolvido por um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, no âmbito de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento de Projetos de Trabalho, considerando diferentes estratégias, procedimentos e recursos, visando à construção de conhecimentos matemáticos. O trabalho possibilitou a retomada e desenvolvimento de conhecimentos relacionados às áreas de Matemática e Física, sendo que, particularmente, foram desenvolvidos aspectos referentes às Funções Afim e Quadrática, Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado e do Lançamento Oblíquo. Para tal, foram utilizados elementos advindos da Modelagem Matemática, bem como utilizado o software Excel para construir, modelar e analisar as situações que se apresentaram.  O trabalho constituiu-se, também, em possibilidade de modificação do papel do professor e dos estudantes, permitindo a esses tornarem-se atuantes e participativos, a partir de ações que envolveram trabalho em grupo, organização, planejamento, pesquisa e o enfrentamento e solução de situações tanto práticas quanto teóricas.

Biografia do Autor

Valmir Ninow, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2009), especialização em Educação Matemática pela Universidade Luteranado Brasil (2011), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2014) e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015,...). Atualmente é professor - Impulso ao Saber e professor - Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de Trabalho, Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, Educação Matemática, Sequência Didática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Geogebra, Modelagem Matemática e Resolução de Problemas.

Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca-Espanha (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sendo coordenadora de área do PIBID/Matemática da ULBRA. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação Matemática atuando principalmente com os seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, tecnologias digitais em Educação Matemática e formação de professores de Matemática.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos