A resolução de problemas no ensino da geometria: dificuldades e limites de graduandos de um curso de pedagogia

Érika Janine Maia, Marcelo Carlos de Proença

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p402

O objetivo foi evidenciar as dificuldades e os limites apresentados por licenciandos de um curso de Pedagogia para tratarem sobre a resolução de problemas no processo de ensino da geometria. Participaram 42 acadêmicos matriculados no quarto ano de um curso de Pedagogia de uma universidade pública, localizada no norte do estado do Paraná. Eles resolveram uma prova escrita composta por 10 problemas envolvendo o conteúdo de geometria dos anos iniciais, e de acordo com as notas obtidas nesta prova, foram selecionados quatro acadêmicos para serem entrevistados, individualmente. Os resultados revelaram que os futuros professores investigados encontram-se despreparados para ensinar matemática por meio da resolução de problemas.


Palavras-chave


Ensino de matemática

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p402

 

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.