Problem solving in teaching geometry: difficulties and undergraduate limits of a course of pedagogy

Authors

  • Érika Janine Maia Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p402

Abstract

The objective was to investigate the difficulties and limits presented by licensees of a Pedagogy course  to address on problem solving in the teaching geometry. They participated in the work 42 students enrolled in the fourth year of a pedagogy course of a public university located in the north of Paraná state. They resolved a written test consisting of 10 problems involving geometry content of the initial years. According to the marks obtained in this test, four students were selected, which were individually interviewed. The results showed unpreparedness to teach mathematics through problem solving.

Author Biographies

Érika Janine Maia, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá - PR (2013), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação para o Ensino de Ciências e Matemática -PCM/UEM (2016), e atualmente atua como professora no Ensino Superior. Possui trabalhos em anais de eventos. Apresentou em eventos. Participou da organização de eventos.Possui experiência na área de Educação atuando como professora dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Os termos vinculados à sua produção científica são: Educação Matemática, Ensino da Matemática, Resolução de Problemas, Geometria, Formação de Professores.

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM. Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru. Professor no Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR, ministrando aulas sobre temática da resolução de problemas no ensino de Matemática e orientando professores de Matemática, que atuam na rede pública de ensino da Educação Básica, na elaboração de produções didáticos-pedagógicas e de seus resultados implementados em sala de aula, totalizando dois anos de atividades. Atuou como Coordenador da área de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Atua na área de Educação Matemática - ensino e aprendizagem de Matemática, abordando os seguintes temas: formação de conceitos geométricos, resolução de problemas e formação de professores que ensinam Matemática.

Published

2017-03-02

Issue

Section

Artigos