A resolução de problemas no ensino da geometria: dificuldades e limites de graduandos de um curso de pedagogia

Autores

  • Érika Janine Maia Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p402

Resumo

O objetivo foi evidenciar as dificuldades e os limites apresentados por licenciandos de um curso de Pedagogia para tratarem sobre a resolução de problemas no processo de ensino da geometria. Participaram 42 acadêmicos matriculados no quarto ano de um curso de Pedagogia de uma universidade pública, localizada no norte do estado do Paraná. Eles resolveram uma prova escrita composta por 10 problemas envolvendo o conteúdo de geometria dos anos iniciais, e de acordo com as notas obtidas nesta prova, foram selecionados quatro acadêmicos para serem entrevistados, individualmente. Os resultados revelaram que os futuros professores investigados encontram-se despreparados para ensinar matemática por meio da resolução de problemas.

Biografia do Autor

Érika Janine Maia, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá - PR (2013), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação para o Ensino de Ciências e Matemática -PCM/UEM (2016), e atualmente atua como professora no Ensino Superior. Possui trabalhos em anais de eventos. Apresentou em eventos. Participou da organização de eventos.Possui experiência na área de Educação atuando como professora dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Os termos vinculados à sua produção científica são: Educação Matemática, Ensino da Matemática, Resolução de Problemas, Geometria, Formação de Professores.

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM. Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru. Professor no Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR, ministrando aulas sobre temática da resolução de problemas no ensino de Matemática e orientando professores de Matemática, que atuam na rede pública de ensino da Educação Básica, na elaboração de produções didáticos-pedagógicas e de seus resultados implementados em sala de aula, totalizando dois anos de atividades. Atuou como Coordenador da área de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Atua na área de Educação Matemática - ensino e aprendizagem de Matemática, abordando os seguintes temas: formação de conceitos geométricos, resolução de problemas e formação de professores que ensinam Matemática.

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos