Tópicos atuais em matemática e etnomatemática: pontos de convergência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p418Resumo
Em concordância ao entendimento de D’Ambrosio que concebe que a matemática dos profissionais também é uma forma de etnomatemática, este artigo tem como objetivo explicitar alguns elementos do discurso do Programa Etnomatemática e fomentar discussões sobre como estes elementos estão presentes também em tópicos atuais da matemática dos profissionais desta área. Para tanto, o artigo está organizado de forma que, inicialmente, aborda alguns elementos do discurso da Etnomatemática, os quais nos levam a entender a matemática como uma produção humana histórica e não como uma produção absoluta, infalível e fechada em si mesmo. Em um momento posterior, realiza uma breve reflexão sobre as novas Lógicas, as Geometrias não Euclidianas e a Geometria dos Fractais, principalmente no que se refere ao contexto em que estas foram construídas. E por fim, discute algumas relações e aproximações entre elementos apresentados do discurso do Programa Etnomatemática na produção dos conhecimentos matemáticos os quais chamamos de tópicos atuais.
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