Current Topics in mathematics and ethnomathematics: points of convergence

Authors

  • Sérgio Florentino da Silva Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Bárbara Cristina Pasa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberta Nara Sodré de Souza Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Méricles Thadeu Moretti UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p418

Abstract

In accordance to the understanding of D'Ambrosio who conceives that the professional of mathematics is also a way to Ethnomathematics, this article aims to explain some speech elements of Ethnomatematics Program and to foment discussions on how these elements are also present in current topics of mathematics of professionals in this area. Thus, the article is organized in a way that initially covers some speech elements of Ethnomatematics, which lead us to understand mathematics as a historic human production and not as an absolute production, infallible and closed in itself. At a later time, presents a brief reflection on the new Logic, the geometries non Euclidian and the geometry of fractals, particularly with regard to the context in which they were built. Finally, they discuss some relations and similarities between elements made of the Ethnomatematics Program speech and production of mathematical knowledge which we call current topics.

Author Biographies

Sérgio Florentino da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Professor do IFSC e doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC

Bárbara Cristina Pasa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002) e mestra em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Roberta Nara Sodré de Souza, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialista em Educação Matemática pela FURB(Blumenau), Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) com linha de pesquisa voltada à Educação Matemática e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC com linha de pesquisa voltada para o Ensino e a Aprendizagem das Ciências.É docente de Matemátia no IFSC-Campus Itajaí, onde atua no Ensino Técnico Integrado em Mecânica, Concomitante em recursos Pesqueiros e Aquicultura e Superior de Engenharia Elétrica. Participante como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática - GPEEM da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC vinculado ao Departamento de Matemática. Tem ampla experiência na área de Ensino de Matemática, do Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de pesquisas voltadas a formação de conceitos matemáticos, didática da matemática e tecnologias voltadas para a Educação Matemática.

Méricles Thadeu Moretti, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Professor visitante na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutor em Educação Matemática - Universidade Louis Pasteur (Estrasburgo I (1992)). Pós-doutor pela Universidade de Lisboa (2008-2009). Mestre em Matemática Aplicada - Unicamp (1979). Licenciado em Matemática - UFSC (1977). Na UFSC, entre outras atividades, foi Chefe de Departamento, Diretor e Vice-Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Presidente da Comissão de Avaliação Institucional, membro do Conselho Universitário e da Câmara de Pesquisa Central. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Semiótica e Aprendizagem Matemática. Editor da REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Líder do Grupo de Pesquisa - GPEEM. Orienta, atualmente, 6 doutorandos e 2 mestrandos. Professor Pesquisador do CNPq.

Published

2017-03-02

Issue

Section

Artigos