A utilização de ambientes informatizados através da plataforma Moodle com atividades complementares e de reforço para as aulas regulares de sala de aula

Jorge Nazareno Batista Melo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p457

A partir da observação das dificuldades de aprendizagem em matemática por parte de um número considerável de alunos, e partindo do pressuposto de que cada pessoa tem a sua maneira própria de aprender, houve, inicialmente, a necessidade de conhecer alguns aspectos pedagógicos relacionados à aprendizagem dos alunos, bem como dos seus estilos de aprendizagem. Assim, foram planejadas e executadas atividades de complementação e reforço escolar, tendo como suporte a teoria sociointeracionalista de Vygotsky. Essas atividades utilizaram Tecnologia de Informação e Comunicação e foram construídas através de softwares dinâmicos, disponibilizadas na  plataforma de Ensino a Distância Moodle. Essa foi uma experimentação na busca  constante e incansável de oferecer melhores condições de aprendizagem para os diversos tipos de alunos presentes numa sala de aula.


Palavras-chave


Estilos de Aprendizagem; Ensino de Matemática; Software Dinâmico; Moodle

Texto completo:

PDF/A


 

Indexadores, diretórios e base de dados:

 

 

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.