Um estudo sobre a prática pedagógica de um professor de matemática

Adriana Barbosa Oliveira, Marilena Bittar

Resumo


Essa pesquisa teve como objetivo investigar a relação existente entre os conhecimentos adquiridos na formação inicial, sobre o tema Função, e aqueles mobilizados durante a prática pedagógica por um professor de Matemática em início de carreira. Para isso foram consideradas as vertentes da Base de Conhecimentos para o Ensino, definidas por Shulman, que estão relacionadas ao conhecimento do objeto de estudo. A Teoria Antropológica do Didático permitiu, por meio da análise das Organizações Matemáticas e Didáticas, modelar a atividade matemática desenvolvida pelo docente. As principais fontes de dados foram os protocolos de observação em classe e o livro didático utilizado em sala de aula. As análises realizadas evidenciam, dentre outros pontos, a presença de duas influências na prática pedagógica do professor: o livro didático e as práticas vivenciadas na formação inicial.


Palavras-chave


Praxeologia; Livro didático; Conhecimentos

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p11

 

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.