A interação entre o trabalho educativo com software de geometria dinâmica e fotografia no ensino e aprendizagem de figuras geométricas

Viviane Aparecida de Souza, Éliton Meireles de Moura, Janaína Fátima Sousa Oliveira, Arlindo José de Souza

Resumo


O trabalho analisa qual a viabilidade do uso de um software de Geometria Dinâmica no processo de ensinar e aprender Geometria no 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Sendo a análise das atividades feita na perspectiva das representações semióticas de Raymond Duval. Foram identificadas quais apreensões utilizadas em cada representação registradas pelos alunos nas etapas de resoluções das atividades. Considerou-se que o software foi um facilitador na visualização das propriedades das figuras geométricas. Além do software de Geometria Dinâmica, outro artificio tecnológico foi o uso de uma máquina fotográfica pelos alunos. O uso de programas computacionais ou outras ferramentas tecnológicas que possam automatizar a produção cognitiva de representações semióticas podem despertar o interesse e a inovação de um ponto de vista cognitivo e que explica o papel cada vez mais primordial que desempenham no ensino de matemática.


Palavras-chave


GeoGebra; Registros de representações semiótica; Séries iniciais; Apreensões em geometria; Fotografia

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p114

 

Indexadores, diretórios e base de dados:

 

 

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.