Uso do software GeoGebra para desenvolver conhecimentos acerca de algumas propriedades da circunferência

Hiago Portella de Portella, José Carlos Pinto Leivas

Resumo


Este artigo é um fragmento de uma pesquisa mais ampla e teve por objetivo utilizar a tecnologia para verificar a apropriação de propriedades de circunferência, como tangentes e cordas, as quais são fundamentais para desenvolver o conhecimento matemático e do raciocínio lógico em Geometria, no Ensino Fundamental, por meio de uma atividade realizada numa escola da rede municipal em Júlio de Castilhos, RS. Optou-se por utilizar o software livre GeoGebra para desenvolver a pesquisa, a qual caracterizou-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa. Apresenta-se uma das atividades propostas e resolvidas, a qual é descrita e analisada de acordo com os pressupostos teóricos utilizados. Considerou-se a importância desse software como ferramenta para o ensino de Geometria, na escola básica, auxiliando na passagem dos esquemas mentais concretos para o abstrato. Concluiu-se que os alunos compreenderam e apropriaram-se de conceitos como o de circunferências concêntricas, relacionando, no decorrer da resolução, conhecimentos próprios. Além disso, essa tecnologia computacional influenciou o processo de ensino aprendizagem de um tópico de Geometria Euclidiana, possibilitando ao professor inovar na busca de uma aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Tecnologia e educação matemática; Software GeoGebra; Ensino Fundamental; Geometria

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p133

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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