Modelagem Matemática e relações com abordagens no processo de ensino e aprendizagem no contexto do tema imposto
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p163Resumo
Este artigo apresenta o relato e considerações de uma experiência realizada com Modelagem Matemática na Educação Matemática com estudantes da Educação Básica no contexto do tema “impostos”. A questão principal é: O que pode ser verificado com relação aos encaminhamentos de aulas utilizando a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem para a Educação Básica? Este artigo tem como objetivo descrever uma prática realizada em sala de aula com a Modelagem Matemática e buscar relações com abordagens no processo de ensino e aprendizagem por meio dos procedimentos adotados pelos envolvidos, estudantes e professor, no decorrer da atividade. As análises mostram a aproximação da Modelagem na concepção adotada com a abordagem de ensino e aprendizagem humanista e cognitivista. Ainda, foi possível constatar que a Modelagem Matemática, no contexto da sala de aula na Educação Básica, pode mudar consideravelmente a forma rotineira de tratar o ensino a aprendizagem que em maior parte ainda é centrada na figura de um professor como o detentor do conhecimento.
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