Modelagem Matemática e relações com abordagens no processo de ensino e aprendizagem no contexto do tema imposto

Autores

  • Samuel Francisco Huf Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Dionísio Burak Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p163

Resumo

Este artigo apresenta o relato e considerações de uma experiência realizada com Modelagem Matemática na Educação Matemática com estudantes da Educação Básica no contexto do tema “impostos”. A questão principal é: O que pode ser verificado com relação aos encaminhamentos de aulas utilizando a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem para a Educação Básica? Este artigo tem como objetivo descrever uma prática realizada em sala de aula com a Modelagem Matemática e buscar relações com abordagens no processo de ensino e aprendizagem por meio dos procedimentos adotados pelos envolvidos, estudantes e professor, no decorrer da atividade. As análises mostram a aproximação da Modelagem na concepção adotada com a abordagem de ensino e aprendizagem humanista e cognitivista. Ainda, foi possível constatar que a Modelagem Matemática, no contexto da sala de aula na Educação Básica, pode mudar consideravelmente a forma rotineira de tratar o ensino a aprendizagem que em maior parte ainda é centrada na figura de um professor como o detentor do conhecimento.

Biografia do Autor

Samuel Francisco Huf, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática PPGEN / UNICENTRO (2016). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. E, professor colaborador do Departamento de Matemática - UNICENTRO.  Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática e Modelagem Matemática. 

Dionísio Burak, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é rt-20 da Universidade Estadual de Ponta Grossa e professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, educação matemática, ensino e aprendizagem e ensino de matemática. Pós-Doutorado (2010) - Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos