A visão epistemológica de Feyerabend e suas possíveis relações com a tendência metodológica da etnomatemática

Autores

  • Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro - Campus de Irati (PR)
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Campus Ponta Grossa.
  • Edson Jacinski Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Jussara Rodrigues Ciappina Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p116

Resumo

O trabalho teve como principal objetivo estabelecer uma relação entre o pluralismo metodológico de Paul Feyerabend e a Etnomatemática, apontando algumas implicações para o ensino de matemática, em especial na Educação Básica, e na aprendizagem de conceitos matemáticos. A pesquisa foi realizada junto a comunidades de imigrantes e descendentes de ucranianos localizadas na Região Centro-Sul do Estado do Paraná, especificamente no que se refere a formas que tais indivíduos efetuam a leitura de relógios. Os resultados obtidos apontam para formas próprias de expressão que podem ser relacionadas a conhecimentos etnomatemáticos característicos desse grupo social. Essas formas de expressão denotam uma identidade cultural que deve ser levada em conta no processo de ensino de conceitos matemáticos, visando estabelecer um diálogo entre a matemática formal e as construções características dessa cultura.

Biografia do Autor

Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro - Campus de Irati (PR)

Professor de Ensino Superior do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati (PR). Área de atuação: Educação Matemática.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Campus Ponta Grossa.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular do Departamento de Matemática e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Edson Jacinski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Ensino e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Jussara Rodrigues Ciappina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Departamento Acadêmico de Matemática da UTFPR, Campus Ponta Grossa. Área: Matemática.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos