A visão epistemológica de Feyerabend e suas possíveis relações com a tendência metodológica da etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p116Resumo
O trabalho teve como principal objetivo estabelecer uma relação entre o pluralismo metodológico de Paul Feyerabend e a Etnomatemática, apontando algumas implicações para o ensino de matemática, em especial na Educação Básica, e na aprendizagem de conceitos matemáticos. A pesquisa foi realizada junto a comunidades de imigrantes e descendentes de ucranianos localizadas na Região Centro-Sul do Estado do Paraná, especificamente no que se refere a formas que tais indivíduos efetuam a leitura de relógios. Os resultados obtidos apontam para formas próprias de expressão que podem ser relacionadas a conhecimentos etnomatemáticos característicos desse grupo social. Essas formas de expressão denotam uma identidade cultural que deve ser levada em conta no processo de ensino de conceitos matemáticos, visando estabelecer um diálogo entre a matemática formal e as construções características dessa cultura.
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