Dê-me um mapa! A ordem sobre a terra

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p28

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de como práticas de desenho e matemática foram (re)significadas nos domínios da cartografia, analisando-as em sua historicidade. Mais especificamente, colocamo-nos em seu campo de emergência, a fim de buscar os rastros históricos dos conteúdos escolares da disciplina de desenho, em suas relações com a matemática. Nosso propósito, assim, é analisar um dos fios do feixe de problematizações que deu as condições de possibilidade da emergência do desenho enquanto disciplina escolar, qual seja: a ordem sobre a terra. 

Biografia do Autor

Rosilene Beatriz Machado, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos