Projetos de aprendizagem sob as lentes da neurociência cognitiva: possibilidade para a construção de conceitos estatísticos

Suzi Samá, Laerte Fonseca

Resumo


Estudos da Neurociência Cognitiva tem demostrado que o estudante aprende aquilo que o emociona, motiva e tem sentido para ele, pois o cérebro seleciona e foca a atenção nas informações mais próximas do que já domina e perde o interesse naquilo que não tem sentido para ele. Desta forma, planejar estratégias didáticas que partam do interesse e contexto do estudante, auxilia no fortalecimento das sinapses da rede neural, e consequentemente, na aprendizagem. Com este entendimento, no presente artigo, apresentamos a metodologia de Projetos de Aprendizagem como uma possibilidade para a construção dos conceitos estatísticos. Todo o processo investigativo envolvido na realização de um Projeto de Aprendizagem, desde a escolha do tema até a análise dos dados, conduz o estudante a uma atitude mais ativa e promove alterações das relações mantidas pelos neurônios distribuídos por várias áreas do cérebro do estudante, o que interfere nos fatores psicológicos e emocionais e conduz a comportamentos favoráveis ao aprendizado dos conceitos estatísticos.


Palavras-chave


Educação Estatística; Neurociência cognitiva; Projetos de aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62797

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