Projetos de aprendizagem sob as lentes da neurociência cognitiva: possibilidade para a construção de conceitos estatísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62797

Resumo

Estudos da Neurociência Cognitiva tem demostrado que o estudante aprende aquilo que o emociona, motiva e tem sentido para ele, pois o cérebro seleciona e foca a atenção nas informações mais próximas do que já domina e perde o interesse naquilo que não tem sentido para ele. Desta forma, planejar estratégias didáticas que partam do interesse e contexto do estudante, auxilia no fortalecimento das sinapses da rede neural, e consequentemente, na aprendizagem. Com este entendimento, no presente artigo, apresentamos a metodologia de Projetos de Aprendizagem como uma possibilidade para a construção dos conceitos estatísticos. Todo o processo investigativo envolvido na realização de um Projeto de Aprendizagem, desde a escolha do tema até a análise dos dados, conduz o estudante a uma atitude mais ativa e promove alterações das relações mantidas pelos neurônios distribuídos por várias áreas do cérebro do estudante, o que interfere nos fatores psicológicos e emocionais e conduz a comportamentos favoráveis ao aprendizado dos conceitos estatísticos.

Biografia do Autor

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências associação ampla entre UFRGS, UFSM e FURG. Professora do Mestrado em Administração da FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância. Autora dos livros de Estatística I e II desenvolvido durante as disciplinas ministradas na modalidade a distância, onde atuou como professora e tutora a distância.

Laerte Fonseca, Instituto Federal de Sergipe/Campus Aracaju

Prof. Titular de Ed. Matemática/IFS. Pós-Doutorado em Ed. Matemática/UNIAN-SP. Doutor em Ed. Matemática/UNIAN-SP com sandwiche na Université Claude Bernard Lyon 1/FR. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática/UFS. Mestre em Ed./UFS. Esp. Em: Neuroaprendizagem/IS-DF, Neuropsicologia/UNIFESP, Ed. Matemática/FA, Psicopedagogia Clínica/FPD, Psicopedagogia Institucional/FPD, Ensino de Matemática/UFS, Gerência e Tec. da Qualidade/CEFET-MG. Lic. em Matemática/UFS. Graduando em Psicologia/FASE. Pesquisa em: Neurociência Cognitiva, Engenharia Didática, Teoria Antropológica do Didático. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/UFS. Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática/IFS. Editor Chefe de Caminhos da Educação Matemática em Revista.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística