Early Algebra e Base Nacional Comum Curricular: desafio aos professores que ensinam matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67670

Resumo

Neste artigo buscamos apresentar uma análise da proposta da Base Nacional Comum Curricular quanto a introdução do ensino de Álgebra a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos possíveis desafios que professores que ensinam Matemática nessa etapa de ensino podem enfrentar. Justifica-se a importância da discussão aqui desenvolvida por entendermos que esta proposta se alinha àquilo que a literatura internacional vem nomeando como Early Algebra e que tem influenciado mudanças nos currículos de Matemática de diversos países. Além disso, essa mudança colocará em evidência a importância das formações inicial e continuada do professor que ensina Matemática nessa fase do Ensino Fundamental. A pesquisa de abordagem qualitativa e delineamento exploratório utilizou em seu percurso metodológico a pesquisa documental e bibliográfica. Assim, percebemos com as primeiras análises uma significativa mudança em relação à abordagem da Álgebra na Base Nacional Comum Curricular quando comparada aos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de evidenciarmos uma amplitude de medidas necessárias para efetiva implementação dos currículos dos sistemas de ensino na perspectiva da base.

Biografia do Autor

Weberson Campos Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos anos finais (6º ao 9º) pela Universidade de Brasília (UnB), Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Professor de Matemática na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB).

Márcia Rodrigues Leal, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela PUC-Goiás, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Administração Educacional pela UNIVERSO, Licenciada em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein (FALBE). Professora na Universidade Estadual de Goiás (2003-2019). Mebro do Grupo PI (Grupo de Pesquisas e Investiações em Educação Matemática)

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestre em Educação, pela UCB (2005). Possui Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas. é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática. Líder do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM)

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2020-05-14

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Artigos