Early Algebra e Base Nacional Comum Curricular: desafio aos professores que ensinam matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67670Resumo
Neste artigo buscamos apresentar uma análise da proposta da Base Nacional Comum Curricular quanto a introdução do ensino de Álgebra a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos possíveis desafios que professores que ensinam Matemática nessa etapa de ensino podem enfrentar. Justifica-se a importância da discussão aqui desenvolvida por entendermos que esta proposta se alinha àquilo que a literatura internacional vem nomeando como Early Algebra e que tem influenciado mudanças nos currículos de Matemática de diversos países. Além disso, essa mudança colocará em evidência a importância das formações inicial e continuada do professor que ensina Matemática nessa fase do Ensino Fundamental. A pesquisa de abordagem qualitativa e delineamento exploratório utilizou em seu percurso metodológico a pesquisa documental e bibliográfica. Assim, percebemos com as primeiras análises uma significativa mudança em relação à abordagem da Álgebra na Base Nacional Comum Curricular quando comparada aos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de evidenciarmos uma amplitude de medidas necessárias para efetiva implementação dos currículos dos sistemas de ensino na perspectiva da base.
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