Mobilizando o Raciocínio Proporcional na resolução de problemas de percentual
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e75682Resumo
Este trabalho tem o objetivo de mostrar resultados e análises de dados de uma avaliação que versou sobre aumentos ou decréscimos percentuais de valores ou quantias na resolução dos 3 últimos problemas, de um total de 6(seis). O propósito que norteou o estudo foi o de descrever a natureza das soluções dos sujeitos, conforme o nível de raciocínio proporcional implicado, de modo a identificar e conhecer como se deu a aprendizagem ocorrente e a natureza das intervenções de ensino encaminhadas pelo professor. Os resultados da avaliação, aplicada a 12 dos 28 alunos da turma, em sala de aula de um colégio público, se deu após o desenvolvimento e a exploração de conceitos associados com o exercício do raciocínio proporcional via conceitos presentes nas funções lineares, durante a resolução de 13 problemas de Matemática Financeira, em um total de 4 aulas, de 40 minutos em cada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação estratégica, segundo (FRANCO, 2005), segundo a qual a análise dos dados constituiu o mote para apontar indicações a respeito da apropriação do raciocínio proporcional durante a resolução de problemas dessa natureza.
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