Mobilizando o Raciocínio Proporcional na resolução de problemas de percentual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e75682

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de mostrar resultados e análises de dados de uma avaliação que versou sobre aumentos ou decréscimos percentuais de valores ou quantias na resolução dos 3 últimos problemas, de um total de 6(seis). O propósito que norteou o estudo foi o de descrever a natureza das soluções dos sujeitos, conforme o nível de raciocínio proporcional implicado, de modo a identificar e conhecer como se deu a aprendizagem ocorrente e a natureza das intervenções de ensino encaminhadas pelo professor. Os resultados da avaliação, aplicada a 12 dos 28 alunos da turma, em sala de aula de um colégio público, se deu após o desenvolvimento e a exploração de conceitos associados com o exercício do raciocínio proporcional via conceitos presentes nas funções lineares, durante a resolução de 13 problemas de Matemática Financeira, em um total de 4 aulas, de 40 minutos em cada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação estratégica, segundo (FRANCO, 2005), segundo a qual a análise dos dados constituiu o mote para apontar indicações a respeito da apropriação do raciocínio proporcional durante a resolução de problemas dessa natureza.

 

Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Matemática e Estatística.

Doutor em Educação Matemática, Pesquisas na área de Formação de Professores, Departamento de Análise (GAN).

Referências

Cobb, P.; Confrey, J.; Disessa, A.; Lehrer, R. e Schauble, L. (2003). Design Experiments in Educational Research. American Educational Research Association. vol. 32. No. 1. pp. 9-13. jan/fev.

Franco, M.A.S. (2005). Pedagogia da Pesquisa-ação. Revista Educação e Pesquisa. V.31.n.3. set/dez. 483-502. São Paulo. SP. Recuperado de http:// www.sciwlo.br/pdf/ep/v31/n3/a11v31n3.pdf

Fischbein, E. (1994). The interaction between the formal, the algorithmic and the intuitive components in a mathematical activity. In: Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Mathematics Education Library. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Freire, P. (2013). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra.

Lima, E.L. (1991). Grandezas Proporcionais. In: Meu Professor de Matemática e outras histórias. Rio de Janeiro. RJ: IMPA Instituto de Matemática Pura e Aplicada. VITAE Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social.

Teixeira, P.J.M. (2021). O raciocínio proporcional na resolução de problemas percentuais via funções lineares. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. No prelo.

Shulman, L.S. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher. v.15, n.2, p.4-14.

Tall, D. & vinner, S. (1981) Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, 12, 151-169.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos