Avaliação da metodologia de ensino e aprendizagem de derivadas parciais e direcionais em tempos de atividades remotas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e77906Palavras-chave:
Ensino de Cálculo, Cálculo de várias variáveis, Software GeoGebraResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência do uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs em aulas remotas de Cálculo Diferencial e Integral. Objetivou-se conhecer a opinião de acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM/FW acerca do uso de recursos didáticos associados às TDICs, pela necessidade de se trabalhar remotamente durante a pandemia do coronavírus, no estudo das derivadas parciais e direcionais (cálculo de várias variáveis). Concluiu-se pela opinião do público-alvo envolvido que a implementação da proposta fez fomentar a compreensão dos conteúdos estudados, considerando os objetivos de aprendizagem condicionados ao período analisado.
Referências
Anton, H., Bivens, I. & Davis, S. (2007). Cálculo. v. 2. Porto Alegre: Bookmann.
Ausubel, D. P., Novak, J. D., Hanesian, H. (1980). Psicologia Educacional. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana.
Baltaci, S. & Yildiz, A. (2015). GeoGebra 3D from the perspectives of elementary pre-service mathematics teachers who are familiar with a number of software programs. Cypriot Journal of Educational Sciences, 10(1), 12-17.
Brasil. Ministério da Educação. (2018). BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Área: Matemática. Brasília: MEC/SEB. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Esteban, M. P. S. (2010). Pesquisa Qualitativa em educação. São Paulo: Artmed.
Franco, G. (2020). Coronavírus: professores falam dos desafios e vantagens de trabalhar em casa. Recuperado de https://shre.ink/1d6l
Flores, C. R. (2008). Registros de representação semiótica em matemática: história, epistemologia, aprendizagem. Bolema, v.19 ,n.26. Recuperado de: https://shre.ink/1dTM
Godoy, J. (2020). Professores e alunos falam sobre desafios e dificuldades de aulas online durante pandemia em MS. Portal G1 MS. 21 de maio de 2020. Recuperado de https://shre.ink/1dTP
Iannone, L. R., Almeida, M. E. B. & Valente, J. A. (2016). Pesquisa TIC Educação: da inclusão para a cultura digital. In: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - CGI.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação. São Paulo: CGI.br, 55-67.
Instituto Península. (2020). Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. Recuperado de https://shre.ink/1d6a
Larson, R. E., Hostetler, R. P. & Edwards, B. H. (1998). Cálculo com Geometria Analítica. v. 2. Rio de Janeiro: LTC.
Mendes, F. (2019). Investigação do processo de aprendizagem de Cálculo num curso de Engenharia Florestal: o uso do software Winplot na aplicação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. UFSM, Santa Maria/RS. Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/handle/1/17520
Oliveira, H., Ferreira, R. T. & Jacinto, H. (2020). Da globalização ao confinamento: como fica a educação (matemática)? Quadrante, v. 29(1), 1-7. Recuperado de https://quadrante.apm.pt/article/download/23013/17076/88525.pdf
Parreira, F. J., Falkembach, G. A. M. & Silveira, S. R. (2018). Construção de Jogos Educacionais Digitais e Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso empregando Adobe Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.
Pereira, A. S., Parreira, F. J., Bertagnolli, S. C., Silveira. S. R. (2017). Metodologia da Aprendizagem em EaD. Santa Maria, RS: UAB/NTE/UFSM. Recuperado de: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15809
Santos, C. A. B., Curi, E. (2009). Alguns aspectos de articulação entre as teorias da didática francesa e suas contribuições para formação de professores. Revemat, v.4 n.1. Recuperado de: https://shre.ink/1dTA
Silveira, J. L. (2019). As Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas na Educação: Comunicação e Educação à Distância. P@RTES, v. 1. ISSN 1678-8419. Recuperado de: https://shre.ink/1dT5
Soares, L. G. (2020). O campo da visualização matemática no ensino e aprendizagem da Matemática. In Anais do VII Congresso Nacional de Educação (pp. 1-12). Maceió, AL. Recuperado de https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68940
Silveira, S. R., Parreira, F. J., Bigolin, N. M. & Pertile, S. L. (2019). Metodologia do Ensino e da Aprendizagem em Informática. Santa Maria/RS: UAB/UFSM.
Silveira, S. R., Bertolini, C. & Parreira, F. J. (2020). Formação Docente: como empregar metodologias ativas de aprendizagem em meio à pandemia de COVID-19. In: Formação Docente: importância, estratégias e princípios. Volume 1. Curitiba: Bagai.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Instrução Normativa 02/2020: Regula o regime de exercícios disciplinares especiais. 2020a. Recuperado de https://www.ufsm.br/wp-content/uploads/2020/03/IN-002-2020-PROGRAD-UFSM.pdf
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Instrução Normativa 03/2020: Regula situações de estágios, atividades práticas, estágios e internatos, bem como situações de dificuldade de acesso a internet durante o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). 2020b. Recuperado de https://shre.ink/1dT8
Vasconcelos, E., Andrade, E., Cardoso, M. & Sousa, M. (2011). Sólidos e Superfícies: Construção de Modelos Concretos. Salvador: EDUFBA – Editora da Universidade Federal da Bahia. ISBN: 978-85-232-0795-3.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).