Formação continuada de professores de matemática para o uso pedagógico de tablets e smartphones:

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82497

Resumo

Apresentamos neste artigo um resumo de uma pesquisa de doutorado realizada no programa de pós-graduação da UFPR (Universidade Federal do Paraná) no período de 2015 a 2018. Nesta pesquisa realizamos uma pesquisa-ação com o intuito de analisar, avaliar e encontrar respostas à possíveis problemas de uma rede municipal de ensino que aderiu ao programa um tablet por aluno. Após avaliarmos que estes professores possuíam uma lacuna em sua formação para o uso de TMSF (tecnologias móveis sem fio – tablets e smartphones), empreendemos um curso de formação continuada com o objetivo de levar conhecimentos teóricos e práticos da teoria do mobile learning. Dentro da pesquisa proposta tivemos como uma hipótese que ao adquirir o conhecimento teórico e prático da teoria do mobile learnig, estes professores teriam sua ação pedagógica transformada para uma ação pedagógica inovadora. No texto deste artigo trazemos importantes teorias sobre a formação continuada de professores, a teoria do mobile learning e apresentamos nossa ideia de ação pedagógica inovadora. Terminamos o texto com um exemplo de um projeto de ensino de matemática criado por um dos professores cursista, onde usa tablets e smartphones em um ambiente de sala de aula invertida.

 

Biografia do Autor

Learcino dos Santos Luiz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Universitário

Ricardo Antunes de Sá , Universidade Federal do Paraná

Dr. Educação (UFPR)

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Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática