O Movimento da Matemática e as mudanças no saber profissional do professor: adição e subtração modernas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93237

Palavras-chave:

Saber profissional, Matemática para ensinar, Movimento Matemática Moderna

Resumo

Este trabalho busca caracterizar elementos de um saber profissional do professor que ensina matemática, por meio da análise do livro Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário: metodologia e didática – 1.º ano, de autoria das professoras Tosca Ferreira e Henriqueta de Carvalho. O texto se ampara em autores que colocam o saber profissional como tema para estudo do ensino e da formação em contexto histórico. A questão que norteou o estudo foi: que “adição e subtração para ensinar” pode ser sistematizada, a partir da análise do Curso Completo de Matemática Moderna para o ensino primário – 1.º ano?”. A análise desta obra revela que os professores neste período necessitavam se apropriar das noções de conjunto. O ensino por memorização deveria ser colocado um pouco de lado, e a matemática ganhar vida por meio da exploração de situações do dia a dia e da utilização de objetos como dispositivo intuitivo. Assim, a proposta moderna da obra ateve-se tão somente à inclusão de um novo item de conteúdo a iniciar os estudos: “noção de conjunto”, sem que isso reorganizasse a matemática do saber profissional do professor em termos de uma matemática moderna.

Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutor em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - UNIFESP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEduMat - INMA/UFMS. Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT).

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor Livre Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

Arruda, J. P. (2011). Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da Matemática Moderna. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/1807/Tese%20Joseane%20Pinto%20de%20Arruda.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Bertini, L. F., Morais, R. S., & Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Borges, R. A. S. (2011). Circulação e apropriação do ideário do Movimento da Matemática Moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal. (Tese de Doutorado). Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129705

Chartier, R. (1990). A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel.

De Certeau, M. de. (2005). A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes.

Ferreira, T., & Carvalho, H. (1971). Curso Completo de Matemática Moderna para o ensino primário (5ª ed.). São Paulo: Encadernadora Fascículo.

Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Disciplinarização e disciplina: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In R. Hofstetter & W. R. Valente (Orgs.), Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (pp. 21-54). São Paulo: Livraria da Física.

Lima, F. R. de. (2006, abril). Os cursos do grupo de estudo de Ensino de Matemática - GEEM e a formação de professores. In Seminário Temático - A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos. Anais do Seminário. São Paulo: GHEMAT.

Oliveira, M. A. de. (2017). A Aritmética Escolar e o Método Intuitivo: Um novo saber para o curso primário (1870 – 1920) (Tese de Doutorado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

Valente, W. R. (2008). Osvaldo Sangiorgi e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 8(25), 583-613. Recuperado de: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3724/3640

Valente, W. R., & Bertini, L. F. (Eds.). (2022). A Matemática do Ensino: por uma história do saber profissional 1870 - 1960. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Coleção Educação e Saúde, Vol. 1. Recuperado de: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63803

Downloads

Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

Artigos