Pesquisar em devir sem-teto para afirmar os acontecimentos e ocupar mundos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e9697

Palavras-chave:

Antropologia, Etnomatemática, Cartografia

Resumo

Essa escrita se apropria dos efeitos de uma dissertação de mestrado para trazer ao mundo o que pode uma pesquisa que afirma os intempestivos da vida, tratando-os como brechas para alterar os sentidos da investigação com a educação matemática. Diz de um pesquisar que não poderia acontecer à parte dos processos de (des)subjetivação que atravessam sua autoria e seus intercessores. Nesse sentido, é o encontro com as narrativas do povo Sem-Teto, suas lutas e alguns devires que ocupam uma pesquisa acadêmica para operar e desterritorializar espaços. Bricolagem? Qual? Pesquisa bibliográfica em modo cartografia? Etnomatemática? Que pesquisa etnográfica? Antropologia da/na Educação Matemática? Come e cospe. Recorta e cola. Inverte. Antropofagia? Importa aqui a aprendizagem envolvida no delírio da metria realizado na luta pela desmercantilização dos espaços urbanos e como isso pode florescer em outros contextos antes não imaginados. Pesquisar em devir sem-teto não é um manual, é antes, um projeto de vidência que sussurra aos ouvidos dos professores outros modos de fazer matemática.

Biografia do Autor

Eric Machado Paulucci, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em Matemática (UFSCar) – São Carlos, Brasil (2018). Especialista em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (IFSP) – São Carlos, Brasil (2021). Mestrado em Educação Escolar (UNESP) – Araraquara, Brasil (2022). Doutorando em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG) – Belo Horizonte, Brasil. Professor Substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo inSURgir da UFMG. Linhas de pesquisa: Etnomatemática; Educação Matemática e Filosofia da Educação Matemática. E-mail: ericmpaulucci@hotmail.com

Denis Domeneghetti Badia, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Araraquara.

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes