Estudo sobre o uso do Pensamento Computacional na resolução de questões de Olimpíadas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e97270

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pensamento Computacional, Olimpíadas de Matemática

Resumo

Este trabalho, fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar - Sorocaba, teve como objetivo investigar como o uso do Pensamento Computacional pode ser uma ferramenta eficaz para alunos de Ensino Básico na resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo com alunos de um núcleo de estudos olímpicos de uma escola particular de Sorocaba-SP. Foi utilizado o Software Scratch como apoio na construção dos algoritmos dos exercícios propostos. Os resultados obtidos foram analisados diante da perspectiva do Construcionismo de Seymour Papert e dos números obtidos através das respostas dos alunos nas intervenções e avaliações realizadas. A análise dos resultados nos mostram evidências positivas quanto ao uso do Pensamento Computacional, nos levando a construção de um guia prático para o uso do Pensamento Computacional na resolução de Olimpíadas de Matemática.

Biografia do Autor

Jessica Carpim Ambar D'Alessandro, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - FATEC (2016). Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos e Inovação pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba - FACENS (2021). Atualmente é Analista de Sistemas - GFT Brasil e Mestranda em Ciência da Computação pela UFSCar - Campus Sorocaba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação

Reynaldo D'Alessandro Neto, Universidade Federal de São Carlos

Possuo Graduação em Matemática e Química pela Universidade de Sorocaba, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/SBM) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar- Sorocaba) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Rio Claro). Atualmente sou professor de Matemática, Física e Educação Financeira no Colégio O Farol.

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Publicado

2025-05-28

Edição

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Artigos