Nós e Gaia: entre educações matemáticas dos terrestres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97970

Palavras-chave:

Escola, Antropologia, Antropoceno

Resumo

Neste ensaio fabulamos uma problematização nos entres de duas ideias: Nós e Gaia. A partir de um contágio (im)pertinente com antropólogos da chamada Virada Antropológica e com pensadores relacionados às questões ecológicas, construímos uma teia material discursiva como uma tentativa de educações matemáticas outras. Coletividades e pertencimento emergem como noções em uma gramática político-econômico-ecológica-pedagógica que nos oferece uma movimentação em territórios escolares. Condição de privilégio e sentido de urgência reverberam como atravessamentos dessas noções, tanto como potência de relacionalidades, quanto vigilância de suas existências. Assim, nessa narrativa tecemos alguns efeitos de uma ética para e com educações matemáticas dos terrestres em uma escola gaia, uma aposta nos entres Nós e Gaia.

 

Biografia do Autor

João Viola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Associado

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática, Campo Grande, Brasil

Júlio Faria Correa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto

Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciências Exatas e Educação, Blumenau, Brasil.

Referências

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes