Nós e Gaia: entre educações matemáticas dos terrestres
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97970Palavras-chave:
Escola, Antropologia, AntropocenoResumo
Neste ensaio fabulamos uma problematização nos entres de duas ideias: Nós e Gaia. A partir de um contágio (im)pertinente com antropólogos da chamada Virada Antropológica e com pensadores relacionados às questões ecológicas, construímos uma teia material discursiva como uma tentativa de educações matemáticas outras. Coletividades e pertencimento emergem como noções em uma gramática político-econômico-ecológica-pedagógica que nos oferece uma movimentação em territórios escolares. Condição de privilégio e sentido de urgência reverberam como atravessamentos dessas noções, tanto como potência de relacionalidades, quanto vigilância de suas existências. Assim, nessa narrativa tecemos alguns efeitos de uma ética para e com educações matemáticas dos terrestres em uma escola gaia, uma aposta nos entres Nós e Gaia.
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