Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da matemática a partir da reflexão sobre a acção

Autores

  • Celina Tenreiro Vieira Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p39

Resumo

Assumindo que na formação de professores de matemática, os recursos em contexto das práticas, devem ser um foco de atenção, no presente artigo foca-se o trabalho desenvolvido com professores envolvidos no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Português. Neste contexto, a ênfase na dimensão dos recursos orientou-se, sobretudo, para a problematização e reflexão sobre recursos usados pelos professores na aula de matemática. Decorrente desse processo de reflexão partilhada, perspectivaram-se outros modos de exploração de tais recursos, no contexto do ensino e aprendizagem da matemática, para promover a sua eficácia didáctica.

Biografia do Autor

Celina Tenreiro Vieira, Universidade de Aveiro

Mestre e doutora em Educação, especialidade de Didáctica das Ciências, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é professora do segundo ciclo do ensino básico de Matemática / Ciências da Natureza. Actualmente, encontra-se a exercer a sua actividade docente na Escola Superior de Educação Jean Piaget / Viseu, sendo membro dos Conselhos Científico e Pedagógico desta instituição. Tem desenvolvido e coordenado projectos de investigação, nomeadamente na área do pensamento crítico e da formação de professores. É autora de várias publicações e comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos