A Análise do Uso dos Jogos para o Desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Analysis of the use of games for the logical-mathematical development thinking in the early years of elementary school

Authors

  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Rio Grande Pelotas
  • João Alberto da Silva Universidade Federa do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p67

Abstract

Este trabalho parte da ideia de que muitas vezes os professores de matemática percebem o uso dos jogos em sala de aula apenas de forma recreativa e não como uma importante ferramenta pedagógica capaz de estimular a aprendizagem de conceitos e habilidades matemáticas como seriação, sequência, simbolização e correspondência. A aplicação dos jogos em sala de aula rompe com o modelo tradicional de ensino baseado na explanação, memorização e repetição dos exercícios, pois parte direto da experimentação.  Em virtude de grande parte dos professores acreditarem que a aprendizagem ocorre devido ao processo de repetição e não por uma atividade assimiladora, é que muitos alunos assumem uma posição passiva em relação à aprendizagem diferentemente do que ocorre com o uso dos jogos fazendo com que o exercício alcance o patamar de desafio. Desta forma, através da análise destes buscou-se verificar como os jogos contribuem para o ensino de matemática.

Author Biographies

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Rio Grande Pelotas

Mestre em Educação Física pela UFPel. Especialista em MBA Gestão de Recursos Humanos (FATEC) em Educação Inclusiva (UCB) e Gestão Pública Municipal (UFRGS). Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena (FURG) e Letras Inglês e respectivas literaturas (UFPel).Professor Pesquisador do curso de Pedagogia e do grupo Cultura, Infância e Educação Infantil da Universidade Federal de Pelotas. Professor da Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Pessoas, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil e Educação à Distância.

João Alberto da Silva, Universidade Federa do Rio Grande

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Rio GRande

Published

2012-05-10

Issue

Section

Artigos