A Análise do Uso dos Jogos para o Desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Analysis of the use of games for the logical-mathematical development thinking in the early years of elementary school
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p67Abstract
Este trabalho parte da ideia de que muitas vezes os professores de matemática percebem o uso dos jogos em sala de aula apenas de forma recreativa e não como uma importante ferramenta pedagógica capaz de estimular a aprendizagem de conceitos e habilidades matemáticas como seriação, sequência, simbolização e correspondência. A aplicação dos jogos em sala de aula rompe com o modelo tradicional de ensino baseado na explanação, memorização e repetição dos exercícios, pois parte direto da experimentação. Em virtude de grande parte dos professores acreditarem que a aprendizagem ocorre devido ao processo de repetição e não por uma atividade assimiladora, é que muitos alunos assumem uma posição passiva em relação à aprendizagem diferentemente do que ocorre com o uso dos jogos fazendo com que o exercício alcance o patamar de desafio. Desta forma, através da análise destes buscou-se verificar como os jogos contribuem para o ensino de matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).