Gráficos e equações: a articulação de dois registros Graphiques et équations: L’articulation de deux registres
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p96Abstract
A leitura das representações gráficas requer dos alunos a discriminação das diferentes variáveis visuais pertinentes constituintes deste tipo de representação. Requer também que os alunos tenham consciência das correspondências entre as variações visuais dos gráficos e as alterações significativas na escrita algébrica da relação. Este modo de pensar a leitura das representações gráficas vai na contramão da prática corrente, a qual utiliza regras de codificação para construir representações gráficas fundamentadas na associação entre pares ordenados de números e pontos do plano. Isto leva a um abismo cognitivo entre a interpretação global, que se espera dos alunos, e a leitura ponto a ponto na qual o professor se baseia para introduzir o registro gráfico. Neste trabalho, descreveremos as variáveis visuais que são matematicamente pertinentes para a interpretação global das representações gráficas e, conforme o princípio experimental que isola cada variável visual para observar as variações correspondentes no segundo registro, construímos um conjunto de atividades de reconhecimento. Os resultados obtidos, com diferentes grupos de aluno, mostram que a maioria deles, mesmo após um ensino da noção de função em nível de seconde , não distingue as variáveis visuais significativas nos gráficos, visualmente muito diferentes umas das outras, e nem consegue articular estas variáveis com as expressões algébricas correspondentes.
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