Análise de questões do SAERS e o ensino de álgebra na perspectiva dos registros de representação Analysis of SAERS issues and teaching algebra in the perspective o representative registers
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p48Abstract
O presente trabalho se deu a partir da elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa – Análise de Questões do SAERS e o Ensino de Álgebra na Perspectiva dos Registros de Representação, desenvolvido no curso de Matemática de uma universidade particular do Rio Grande do Sul. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica (DUVAL, 2003), subsidiou a pesquisa, juntamente com as Dimensões da Álgebra propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática (BRASIL, 1998), o Referencial Curricular do Rio Grande do Sul (2009), os Boletins Pedagógicos de Avaliação da Educação (RS, 2007 e 2008) e as ideias da álgebra de Coxford e Shulte (1995). A partir deste estudo teórico, foram analisados os itens disponíveis da avaliação do SAERS, dos períodos de dois mil e sete, dois mil e oito e dois mil e nove, aplicadas a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, considerando os Registros de Representação Algébricos e suas transformações. Sequencialmente, foram selecionados três itens, dos quais um de cada período, nos quais pode-se identificar, a partir do estudo teórico, maior possibilidade de mobilizar os Registros Algébricos. A partir da análise foi possível constatar que é dada grande ênfase às operações com números naturais em situações-problema, ou seja, o Registro Numérico e o tratamento deste é predominante, consequentemente, há pouca ênfase em relação aos conceitos e Registros Algébricos, bem como, à conversão entre eles.
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