Sistema de numeração decimal: saberes revelados por alunos do 5º ano <br> Decimal number system: some knowledge revealed by fifth grade students
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p104Resumo
Este artigo discute alguns saberes e dificuldades em Matemática, revelados por uma amostra de 23 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Cidade de São Paulo . O estudo buscou identificar e apontar, por meio de respostas construídas, algumas dificuldades no que se refere às regras do sistema de numeração decimal, ao realizarem a Prova da Cidade/2009 de Matemática. Optou-se por uma análise descritiva e interpretativa das produções escritas, o que possibilitou identificar alguns saberes de Matemática que estão ocultos por trás dos erros cometidos e apontar algumas dificuldades que implicam e interferem no processo de ensino e aprendizagem. Para esta investigação buscaram-se aportes teóricos que discutem a avaliação da aprendizagem, em especial a avaliação diagnóstica, e ainda o papel do erro enquanto instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Os dados analisados indicaram que, ao final do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, os alunos ainda apresentam pouco domínio no uso do sistema de numeração, e as dificuldades reveladas por meio das produções escritas mostraram a necessidade de mudanças urgentes nas propostas pedagógicas e práticas de sala de aula, o que permite inferir a urgência em ações para a formação de professores que atuam nas séries iniciais, especificamente no ensino da Matemática.
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