Um estudo sobre as tendências de formação de professores nos cursos de licenciatura em matemática (Câmpus Goiânia) e química (Câmpus Anápolis) do IFG<br>A study about the trends in teacher training on the IFG’s degree courses of mathematics (Campus Goiânia)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p284Abstract
Esta pesquisa tem como problema central investigar, à base dos documentos legais e com apoio na literatura especializada, as tendências de formação de professores de dois cursos de licenciatura oferecidos pelo Instituto Federal de Educãção, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG: a licenciatura em matemática do câmpus de Goiânia e a licenciatura em química do câmpus de Anápolis. Estes dois cursos foram escolhidos pelo fato de a licenciatura em química ser um curso oferecido em quase todos os câmpus do IFG e o de licenciatura em matemática ser a área de minha formação inicial e também por ser objeto de meus estudos acadêmicos. O objetivo principal é estudar as perspectivas de formação destes cursos, possibilitando compreender o perfil dos futuros professores egressos. Para isto, numa abordagem qualitativa, os instrumentos metodológicos que utilizaremos para a coleta dos dados serão a análise documental e questionário com os alunos dos dois cursos a serem estudados. A análise documental é fundamental para nossa pesquisa pois será um ponto de partida para compreendermos, do aspecto institucional, a concepção e a intencionalidade do IFG quanto à formação de professores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).