Um estudo sobre as tendências de formação de professores nos cursos de licenciatura em matemática (Câmpus Goiânia) e química (Câmpus Anápolis) do IFG<br>A study about the trends in teacher training on the IFG’s degree courses of mathematics (Campus Goiânia)

Autores

  • Ronan Santana dos Santos Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p284

Resumo

Esta pesquisa tem como problema central investigar, à base dos documentos legais e  com apoio na literatura especializada,  as tendências de formação de professores de dois cursos de licenciatura oferecidos pelo Instituto Federal de Educãção, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG: a licenciatura em matemática do câmpus de Goiânia e a licenciatura em química do câmpus de Anápolis. Estes dois cursos foram escolhidos pelo fato de a licenciatura em química ser um curso oferecido em quase  todos os câmpus do IFG e o de licenciatura em matemática ser a área de minha formação inicial e também por ser objeto de meus estudos acadêmicos. O objetivo principal é estudar as perspectivas de formação destes cursos, possibilitando compreender o perfil dos futuros professores egressos. Para isto, numa abordagem qualitativa, os instrumentos metodológicos que utilizaremos para a coleta dos dados serão a análise documental e questionário com os alunos dos dois cursos a serem estudados. A análise documental é fundamental para nossa pesquisa pois será um ponto de partida para compreendermos, do aspecto institucional, a concepção e a intencionalidade do IFG quanto à formação de professores.

Biografia do Autor

Ronan Santana dos Santos, Instituto Federal de Goiás

Licenciado em matemática e mestre em educação em ciências e matemática pela Universidade Feeral de Goiás. Professor efetivo do Instituto Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos