Elaborando jogos com alunos do 8.º ano do ensino fundamental e aprendendo matemática<br>Making games with students from the 8th grade of elementary school and learnig mathematics
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p301Abstract
Levando-se em conta a função que o jogo pode assumir no contexto social e didático-metodológico, ou seja, a de mais uma metodologia que pode auxiliar o aluno no aprendizado prazeroso da Matemática, foi desenvolvido o trabalho aqui relatado, com estudantes de um 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo, cujos objetivos foram os de se levar a disciplina para a sala de aula de uma forma lúdica, de desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e para mostrar a importância de se escrever e ler também nessa área do conhecimento. Os alunos, trabalhando em grupos – depois de terem contato com vários tipos de jogos e mediados por um professor em formação, licenciando de um curso de Matemática –, criaram oito jogos de tabuleiro que foram experimentados e avaliados (na forma de um relatório) por seus colegas de turma. Depois de realizada toda a proposta, os educandos notaram a importância de criar regras claras e de se “escrever matematicamente”, além de considerarem que trabalharam bem em equipes e que puderam aprender Matemática de uma forma muito mais ativa e divertida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).