“Ver como”: uma vivência do olhar para aprendizagem de Geometria “View as”: an looking’s experience at learning Geometry

Autores

  • Rodolfo Nobre Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p135

Resumo

Este texto indica algumas possibilidades do ver, especificamente o “ver como”, no aprendizado de Geometria. Neste sentido apresentamos a discussão a partir do referencial teórico que analisa a linguagem em Wittgenstein. Esta reflexão é fruto, em boa parte, dos resultados de minha pesquisa de mestrado[1] sobre como os alunos do terceiro ano do ensino médio apresentam seus modos de ver acerca dos objetos matemáticos da Geometria. Para isto foi solicitado que respondessem um questionário contendo perguntas relacionadas com a Geometria numa abordagem mais centrada na linguagem do ver. Bem como concluímos alguns entendimentos, como: os jogos de imagens, o ver sinóptico e o ver como.


[1] Dissertação sobre o “Ver como”: uma vivência do olhar para aprendizagem de Geometria.

Biografia do Autor

Rodolfo Nobre Oliveira, Universidade Federal do Pará

Professor da Secretaria de Executiva de Educação do Pará, Mestre em Educação em Matemática e Ciências pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos