Análise de itens da prova de matemática e suas tecnologias do ENEM que envolvem o conceito de números racionais à luz dos seus significados e representações<br><i>Analysis of items of proof of mathematics and technology of ENEM involving the concept o</i>

Autores

  • Fernanda Andrea Fernandes Silva UFRPE
  • Mônica Lins Santiago UFRPE
  • Marcelo Câmara dos Santos UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp190

Resumo

Este artigo se constitui em um recorte da dissertação intitulada: significados e representações dos números racionais abordados no ENEM. Trata-se da análise de itens da prova de conhecimentos gerais dos ENEM de 1998 à 2008 e da prova de matemática e suas tecnologias dos ENEM 2009, 2010 e 2011 que abordam o conceito de números racionais nos seus diferentes significados e representações semióticas. Utilizamos como referencial teórico a teoria das Representações semiótica de Raymond Duval(2003,2009,2011,2012a,2012b) e os estudos de Romanatto (1997) e Gomes (2010). Os itens identificados nas provas de matemática e suas tecnologias foram analisados quanto aos registros de representações contidos na estrutura do item, como, também, quanto aos registros de representações, os tratamentos e as conversões que podiam ser mobilizados, durante a resolução do mesmo. Concluímos que nem todos os significados dos números racionais foram abordados nessas provas e o registro numérico percentual foi o mais contemplado nos enunciados dos itens. Encontramos, também, que os itens mobilizam a conversão de registros em apenas um sentido.

Biografia do Autor

Fernanda Andrea Fernandes Silva, UFRPE

Mestra em Ensino de Ciências pela UFRPE, especialista em Educação matemática pela UNEAL e licenciada  em Matemática pela UFAL.

Mônica Lins Santiago, UFRPE

Doutora em psicologia cognitiva. Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFRPE.

Marcelo Câmara dos Santos, UFRPE

Pós-doutor em Educação Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE

Downloads

Publicado

2013-12-16