A estatística articulada com o tema transversal meio ambiente: uma experiência com alunos dos anos finais do ensino fundamental

Authors

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil
  • Karine Machado Fraga de Melo PPGECIM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n2p1

Abstract

Este artigo apresenta a implementação (desenvolvimento, aplicação e avaliação) de uma sequência didática eletrônica com conceitos estatísticos, para o 9º ano do Ensino Fundamental, articulados com o tema transversal Meio Ambiente. Neste trabalho apresentamos o ambiente de investigação desenvolvido na plataforma SIENA (Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem). O SIENA é uma plataforma de ensino que foi desenvolvida em parceria entre o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), da Universidade Luterana do Brasil e o Grupo de Tecnologias Educativas, da Universidade de La laguna (ULL), em Tenerife, Espanha. Os resultados apontam que a aplicação da sequência didática eletrônica contextualizada com questões ambientais contribui para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos desenvolvidos no 9º ano do Ensino Fundamental, visto que: proporcionou aos alunos a revisão e o aprofundamento dos conceitos estatísticos que já haviam sido estudados em sala de aula e também, o acréscimo de novos conceitos; favoreceu um ambiente de cooperação e construção do conhecimento entre os alunos, onde o professor desempenhou o papel de facilitador e mediador do processo de ensino e aprendizagem.

 

Author Biographies

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca na Espanha e professora do Curso de Matemática da Universidade Luterana do Brasil

Karine Machado Fraga de Melo, PPGECIM

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIM ULBRA, doutorando do PPGECIM, ULBRA

Published

2014-12-20

Issue

Section

Artigos