O Significado Medida dos Números Fracionários: aprendizagens na forma de conhecimentos em ação

Authors

  • Valéria Espíndola Lessa Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p100

Abstract

Este artigo apresenta uma discussão a respeito da compreensão do conceito de número fracionário, a partir de seu significado medida, utilizando a Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gerard Vergnaud, como referencial teórico. Com base em algumas atividades propostas a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e nas análises das respostas e atitudes deles frente a estas atividades, identificamos as aprendizagens na forma de conceitos em ação e teoremas em ação (conhecimentos em ação).

Author Biography

Valéria Espíndola Lessa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Erechim

Licenciada em Matemática e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de cargo efetivo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Erechim.

Published

2015-09-04

Issue

Section

Artigos