Impactos de materiais curriculares na prática do professor que ensina Matemática nos anos iniciais

Autores

  • Débora Reis Pacheco
  • Célia Maria Carolino Pires

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p227

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os impactos de materiais curriculares causados na prática de duas professoras dos anos iniciais que ensinam Matemática, com enfoque no bloco Espaço e Forma. Para embasar nossa análise utilizamos os estudos de Brown (2009) e Mcclain et al. (2009), a fim de compreender as relações estabelecidas entre professores e materiais curriculares e os impactos do contexto institucional. Por meio das observações das aulas e entrevistas, foi possível perceber que as professoras utilizam materiais de diferentes modos, reproduzem, adaptam e criam situações. Destacamos que os materiais podem ser ferramentas de apoio importantes para a prática dos professores, entretanto o uso do material é influenciado pelos recursos do professor e pelo contexto institucional. Assim, entendemos que para obtermos resultados de qualidade no uso de materiais é importante que o professor conheça as concepções do material e os conteúdos abordados.

Downloads

Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Artigos