Metodologia de resolução de problemas: contribuições para o ensino de matemática financeira com alunos da educação de jovens e adultos

Autores

  • Vanilde Bisognin Centro Universitário Franciscano
  • Tatiele Miron Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p173

Resumo

Este artigo relata um trabalho investigativo com uma turma de vinte alunos da segunda etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de um colégio privado na cidade de Ijuí/RS. O objetivo da investigação foi investigar as potencialidades pedagógicas da metodologia de Resolução de Problemas no ensino de Matemática Financeira, associada ao uso de objetos de aprendizagem disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem. Neste trabalho, de caráter qualitativo, foi utilizada, como instrumento de coleta de dados, a observação participante, registrada por meio de um diário de campo, no qual foram relatados todos os acontecimentos ocorridos em classe, bem como documentos produzidos nas resoluções dos problemas. Os resultados apontaram que o uso de objetos de aprendizagem, juntamente com a proposição de problemas que fazem parte da vida dos alunos, potencializou a compreensão dos conceitos.

Biografia do Autor

Vanilde Bisognin, Centro Universitário Franciscano

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1971), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática , atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, modelagem matemática, comportamento assintótico de soluções de modelos matemáticos definidos por equações diferenciais.

Tatiele Miron, Centro Universitário Franciscano

Possui graduação em Matematica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010), tendo iniciado o referido curso na Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Atualmente é mestranda em Ensino de Matemática na UNIFRA e professora nas seguintes instituições de ensino: New Life, Colegio Frei Matias e Imediata Concursos.

 

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos