Um olhar sobre as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos geométricos

Autores

  • Sandra Christ Hartwig Universidade Federal do Rio Grande
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande
  • Sicero Agostinho Miranda Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p243

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a problematização do ensino da Geometria na formação continuada de professores de Matemática. Para tanto, foram realizadas oficinas, as quais estão divididas em três momentos. Nesta sequência, temos como primeiro momento, o espaço de discussão e reflexão, norteado por alguns questionamentos sobre o ensino da Geometria. A seguir, o instante em que os participantes realizaram as atividades práticas. E, finalmente, acontece à socialização e discussão com os grupos, fazendo um resgate dos conceitos de Geometria utilizados durante as atividades propostas, explorando as aprendizagens construídas. A pesquisa foi de cunho qualitativo e a coleta de dados deu-se por: anotações em um diário de pesquisa, questionários e entrevista semi-estruturada. Com a pesquisa percebemos que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças na postura dos professores em sala de aula, promovendo novos espaços de diálogos e de socialização de novas práticas.

Biografia do Autor

Sandra Christ Hartwig, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2010), Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2014). Atualmente é professora das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Privada de Ensino e dos Anos Inicias na Rede Muncipal de Ensino da Cidade de Rio Grande (RS).

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1987), Especialização em Matemática (1996) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Especialização em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Mestrado em Matemática Aplicada (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Engenharia de Produção (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pos-doutorado pela Universidade Eduardo Modelaine. Atualmente é professora Associado I da Universidade da Universidade Federal do Rio Grande com experiência nas áreas de ensino de matemática, modelagem matemática, formação docente e educação em ciências. 

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande

possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1994), Especialização em Matemática (1996) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Especialização em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Mestrado em Matemática Aplicada (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Matemática Aplicada (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade da Universidade Federal do Rio Grande com experiência nas áreas de Educação Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática e controle de estruturas flexíveis.

Sicero Agostinho Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Universidade Barão de Mauá. Graduado em Matemática Licenciatura Pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor e coordenador pedagógico em escolas da Rede Pública Municipal de Rio Grande (RS) e da Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos