Ethnomatematics: possible convergences on the idea of Language Games

Authors

  • Janaína Mendes Pereira da Silva UnB - University of Brasília and SBEM/DF - Brazilian Society of Mathematical Education of the Federal District
  • Regina da Silva Pina Neves UnB - University of Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp283

Abstract

In this article, we present a literature that aims to analyze the possibilities of convergence between mathematics, Ethnomathematics and philosophical thought of Ludwig Wittgenstein in his "Philosophical Investigations". He attempted to rethink the conceptions we have of mathematics, Ethnomathematics and pedagogical practice traversing different approaches to mathematical science, their epistemological foundations and its teaching in academic institutions. Relying on philosopher Ludwig Wittgenstein thoughts and based on a Ethnomathematics perspective on different conceptions, contextualizing the mathematical language games.

Author Biographies

Janaína Mendes Pereira da Silva, UnB - University of Brasília and SBEM/DF - Brazilian Society of Mathematical Education of the Federal District

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Projeção - Brasília. Atualmente atua no apoio administrativo e financeiro na Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGeR/FE/UnB e docência/monitoria na disciplina de Matemática (escolas particulares). É membro do Grupo de Pesquisa de Investigação em Educação Matemática da UnB (GIEM/Mat/UnB).

Regina da Silva Pina Neves, UnB - University of Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia;coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; 4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Desenvolve consultorias desde 2002 para o Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Secretarias Estaduais de Educação nas áreas de tecnologia educacional, formação de professores (presencial, semipresencial e à distância) e avaliação em matemática; Atualmente é professora adjunta, coordenadora da comissão de extensão e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Colaboradora do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, do Instituto de Psicologia (UnB); Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Distrito Federal; Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Investigação em Educação Matemática da UnB; Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB); Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (PI/FE/UnB) e Grupo de pesquisa em Psicologia do Conhecimento (COGITO).

Published

2017-01-25