Mathematics: a problem

Authors

  • Margareth Sacramento Rotondo UFJF - Juiz de Fora Federal University
  • Fernanda de Oliveira Azevedo UFJF - Juiz de Fora Federal University

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp308

Abstract

A workshop scheme with mathematical object and triggers. Mathematical object: division operation. Triggers: concepts and ways of operating that are invented with this object. In this scheme problems are invented with instituted processes, with operating modes, with performances, with formations. As an effect, such Mathematics is undetermined and deterritorialized in its way of centrality and sovereignty, enabling other ways, with it and the invention of so many others, to make life most powerful by inventing formations.

Author Biographies

Margareth Sacramento Rotondo, UFJF - Juiz de Fora Federal University

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (UNESP - RC) (2010), mestre em Educação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2006), especialista em Educação para a Ciência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), especialista em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1996) e graduada em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF. Pesquisadora Associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC), grupo certificado pelo CNPq. Líder do Travessia Grupo de Pesquisa, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Tem especial interesse pelos seguintes temas: formação, educação, educação matemática, políticas da cognição, experiência, produção de subjetividade.

Fernanda de Oliveira Azevedo, UFJF - Juiz de Fora Federal University

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG). Bolsista de mestrado Capes/Fapemig (processo APQ-03416-12) no projeto Formação de professores que ensinam Matemática: produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da Matemática na Escola;, orientado pela professora Drª. Margareth Aparecida Sacramento Rotondo. Graduada no curso de licenciatura em Matemática na mesma Universidade. Bolsista de Treinamento Profissional e de Monitoria, durante a graduação, no projeto Experimentoteca de Matemática: experiência, aprendizagem e produção matemática também sob orientação da professora Drª. Margareth Aparecida Sacramento Rotondo. Atua no Travessia Grupo de Pesquisa (grupo de pesquisa certificado pelo CNPq), ligado ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC/UFJF) . Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Published

2017-01-25