Malba Tahan, seus conceitos presentes na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p37

Resumo

Professores de matemática preocupados com a aprendizagem de seus alunos estão sempre em busca de novas metodologias que facilitem o processo de aprendizagem, principalmente aqueles que atuam com alunos de Sala de Apoio, onde os alunos que as frequentam, apresentam grandes dificuldades de entendimento dos conteúdos matemáticos.  Assim sendo, o presente artigo busca relatar uma pesquisa e uma intervenção pedagógica em uma sala de apoio a aprendizagem,  realizada com o objetivo de apresentar as ideias de Malba Tahan e sua prática docente como um instrumento para ajudar no trabalho do professor. Para alcançar este objetivo foi realizado um questionário com professores de matemática da rede Estadual de Ensino do Litoral paranaense, com o intuito de verificar quais os conhecimentos do mesmo sobre o trabalho de Malba Tahan e  na sequência foram aplicados alguns métodos propostos  pelo autor em uma turma de Sala de apoio do Colégio Estadual Rocha Pombo, para verificar se eles são realmente eficazes. Dentre os resultados obtidos, destaca-se o baixo índice de professores que conhecem as ideias de Malba Tahan sobre o ensino de matemática e a eficácia desses métodos para minimizar a dificuldade na aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Liceia Alves Pires, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranaguá

Mestrado pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2002).
Professor Titular da Universidade Estadual do Paraná , Brasil.

Adrieli Apolinário, UNESPAR - Campus Paranaguá

Graduação pelo UNESPAR -Campus Paranaguá , Brasil(2015).
Servidor Público da Prefeitura Municipal de Morretes , Brasil.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos