Malba Tahan, seus conceitos presentes na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p37Resumo
Professores de matemática preocupados com a aprendizagem de seus alunos estão sempre em busca de novas metodologias que facilitem o processo de aprendizagem, principalmente aqueles que atuam com alunos de Sala de Apoio, onde os alunos que as frequentam, apresentam grandes dificuldades de entendimento dos conteúdos matemáticos. Assim sendo, o presente artigo busca relatar uma pesquisa e uma intervenção pedagógica em uma sala de apoio a aprendizagem, realizada com o objetivo de apresentar as ideias de Malba Tahan e sua prática docente como um instrumento para ajudar no trabalho do professor. Para alcançar este objetivo foi realizado um questionário com professores de matemática da rede Estadual de Ensino do Litoral paranaense, com o intuito de verificar quais os conhecimentos do mesmo sobre o trabalho de Malba Tahan e na sequência foram aplicados alguns métodos propostos pelo autor em uma turma de Sala de apoio do Colégio Estadual Rocha Pombo, para verificar se eles são realmente eficazes. Dentre os resultados obtidos, destaca-se o baixo índice de professores que conhecem as ideias de Malba Tahan sobre o ensino de matemática e a eficácia desses métodos para minimizar a dificuldade na aprendizagem dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).