Statistical Education, citizenship and didactic books: the role of statistical literacy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e58951

Abstract

The purpose of this article is to discuss the role of the textbook as a teaching and learning instrument associated to the full exercise of the citizenship of the statistically literate individuals. We consider statistical literacy as a fundamental element for good social interaction, for solving everyday problems, for professional life and, above all, for a broad and deep understanding of our time. We analyzed the textbook, considering the hypothesis that it is not enough resource to promote statistical literacy, neither stimulates and satisfactorily guides the student in the development of statistical literacy. To do so, we analyzed collections of textbooks approved by the Ministry of Education and Culture (MEC) through the National Textbook Program (NTP). This is a qualitative research, more specifically a bibliographic documentary research. Our theoretical framework in this analysis is Critical Mathematical Education and Exploratory Data Analysis (EDA). We intend to answer the research question: "What is the role of the textbook, in the teaching and learning of Statistics, for the construction of statistical literacy as an intrinsic element to the full exercise of citizenship?"

Author Biographies

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Didática da Matemática - Université Joseph Fourier - Grenoble I (2001). Professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática e no curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação estatística e financeira, formação de professores. livro didático. Participa do grupo de pesquisa Pea-mat, da PUC-Peru. O campo de pesquisa no qual se inserem os trabalhos orientados é o da Educação Estatística e Educação Financeira, tratando da formação de professores, da análise de materiais didáticos (particularmente livros didáticos), elaboração e validação de situações de aprendizagem, diagnóstico de concepções de alunos e professores, entre outros. Membro do GT12-Ensino de Probabilidade e Estatística, pertencente à Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.

Anderson Anzai dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (2009), MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2012) e é Mestrando em Educação Estatística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC -SP. Atualmente trabalha no mercado financeiro, desenvolvendo modelos e políticas de crédito e CRM. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelagem de Crédito, Riscos PJ e CRM. Atualmente, dedica-se à pesquisas no âmbito da educação e didática para o ensino da Estatística e Probabilidade no Ensino Superior. Possui interesse em ministrar aulas em disciplinas de Matemática para o Ensino Superior: Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Matemática Financeira e Estatística.

Cassio Cristiano Giordano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP, Departamento de Ciências Exatas da PUC-SP, ligado ao grupo de pesquisa PEA-MAT.

Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela PUC-SP.

Especializações em Educação e Educação Matemática pela UNICAMP-SP, UFF-RJ, UNIMES-SP e PUC-SP.

Licenciatura Plena em Matemática pela UNIB-SP.

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Metodista-SP.

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Published

2019-07-09

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Artigos