Supervised Internship Practices of the Licentiate Degree in Mathematics in the State Of Paraná

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86912

Keywords:

Supervised Internship, FELIMAT, Phenomenology

Abstract

This article brings a better understanding of the practices of Supervised Internship activities developed for obtaining the Licentiate Degree in Mathematics. Special attention is dedicated to the roles of the subjects involved, i.e., their individual action and focus given to them. For this, we have analyzed the reports contained in the annals of the State Forum of Licentiate Degree in Mathematics of Paraná – FELIMAT, from 2011 to 2019. We employed a phenomenological research movement based on the following questions: what are the supervised internship practices developed and reported in the material published in the FELIMAT? What do the experiences reported reveal? What is the focus given to the internship subject? What are the actions developed by the subjects? Our analysis has revealed that the Supervised Internship is centered on the action of the intern and the supervising professor of the university, leaving aside and underestimating, the action of the regent teacher of the school. Here, we highlight the need to emphasize the role of the school's regent teacher to revive a complete articulation among all subjects involved in the Supervised Internship.

Author Biographies

Emanueli Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta-Grossa – UEPG. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (em disposição funcional da UNESPAR).

http://lattes.cnpq.br/6438618463291555

 

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

http://lattes.cnpq.br/5540300916224438

References

Ales Bello, A. (2016). Edmund Husserl: pensar Deus, crer em Deus. Tradução de Aparecida Turolo Garcia e Márcio Luiz Fernandes. São Paulo: Paulus, Coleção Munda da Vida.

Araman, E. M. De O., & Camargo, J. A. (2017). GD 3 – Relações entre estágio curricular obrigatório, PIBID e outros programas na formação inicial do professor de matemática. In: FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 11., 2017, Maringá, Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná. p. 26-38.

Barbosa, C. P., & Lopes, C. E. (2021). Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre o Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 18, p. 1-23.

Bicudo, M. A. V. (2011). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez.

Bicudo, M. A. V. (2020). Pesquisa Fenomenológica em Educação: Possibilidades e desafios. Revista Paradigma, p. 30 – 56.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2001). Parecer CNE/CP n. 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2015). Resolução CNE/CP n. 1, de 01 de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file#:~:text=Define%20as%20Diretrizes%20Curriculares%20Nacionais,e%20para%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20continuada. Acesso em: 21 jul. 2021.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2019). Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 21 jul. 2021.

Cyrino, M. C. De C. T., & Luz, S. V. da. (2013). Grupo de Trabalho 1 – A regência no estágio supervisionado: suas especificidades e a articulação entre a prática e os documentos oficiais. In: FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 7., 2013, Toledo, Anais... Toledo: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná. p. 7-17.

Costa, A. P., & Oliveira, A. D. S. (2020). Processos de ensino e aprendizagem em Matemática na Educação Básica: a perspectiva das aulas como experiência formativa no estágio supervisionado. Boletim Online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 13-31.

FELIMAT. SBEM Paraná, 2021. Página Inicial. Disponível em: http://sbemparana.com.br/site/felimat.php. Acesso em: 22 de jul. de 2021.

Goulart, M, B. (2012). GT 2 – O papel de supervisor de Estágio Curricular Supervisionado. In: FÓRUM ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 6., 2012, Cascavel, Anais... Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Sociedade Paranaense de Educação Matemática, Regional Paraná, p. 1-3.

Guirado, J. C., & Largo, V. (2014). Estágio supervisionado: superando obstáculos na busca pela inserção do licenciando no ambiente escolar. In: FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 8., 2014, Cornélio Procópio, Anais... Cornélio Procópio: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná, p. 8-13.

Gryczak, V., & Oliveira, L. S. (2018) GD 3 – Relações entre estágio curricular obrigatório, PIBID e outros programas na formação inicial do professor de matemática. In: FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 12., 2018, Guarapuava, Anais... Guarapuava: Universidade Estadual do Centro-Oeste, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná, p. 12-14.

Klüber, T. E. (2011) GT 2 – Como o estágio curricular supervisionado tem se processado nas instituições de ensino (nos cursos presenciais e no EaD)? Quais os avanços e retrocessos decorrentes da LDB 9.394/96 e dos Pareceres: CNE/CP 009/2001, Parecer CNE/CP nº 28, de 2 de outubro de 2001 e de suas respectivas resoluções? GT 7 – As articulações entre a prática como componente curricular e os estágios curriculares supervisionados. In: FÓRUM ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 5., 2011, Ponta Grossa, Anais... Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Sociedade Paranaense de Educação Matemática, Regional Paraná, p. 8-10.

Lopes, A. R. L. V., Paiva, M. A. V., Pereira, P. S., Pozebon, S. & Cedro, W. L. (2017) Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 75-93.

Malheiros, A. P. S. (2016). Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, INMA/UFMS, v.9, n. 21.

Merli, R. F., & Trivizoli, L. M. (2019) GD 3 – Residência Pedagógica, PIBID e Estágio Curricular Obrigatório: entendimentos e práticas. In: FÓRUM ESTADUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 13., 2019, Campo Mourão, Anais... Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná, Sociedade Paranaense de Educação Matemática, Regional Paraná, p. 25-45.

Milani, R. (2020). Diálogo em educação matemática e suas múltiplas interpretações. Bolema, Rio Claro, SP, v. 34, n. 68, p. 1036-1055.

Paniago, R. N., & Sarmento, T.J. (2015). O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, Natal, v. 53, n. 39, p. 76-103, set./dez. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521/6166

Pimenta, S. G.; Lima, M. S. L.(2012). Estágio e docência. São Paulo: Cortez.

Sacristán, J. G. (1999). Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Souza, I. S., & Ferreira, R. S. (2018). Algumas reflexões sobre a formação inicial do professor de matemática: vivências do estágio supervisionado. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 127-141.

Souza, J. R., & Araújo, A. M. (2015) Relações entre Estágio Curricular Obrigatório, PIBID e outros programas na formação inicial do professor de Matemática. In: FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 9., 2015, Curitiba, Anais... Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná, p. 26-31.

Stein, E. (2019). Textos sobre Husserl e Tomás de Aquino. Tradução de Ursula Ane Matthias et al. São Paulo: Paulus. Coleção Obras de Edith Stein.

Teixeira, B. R., & Cyrino, M. C.C T. (2013). O estágio supervisionado em cursos de licenciatura em Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.15, n.1, p.29-49.

Teixeira, B. R., & Cyrino, M. C.C T. (2015). O estágio supervisionado como oportunidade de desenvolvimento profissional para futuros professores de matemática. In: LOPES, C. E.; TRALDI, A.; FERREIRA, A. C. O estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. Campinas: Mercado das Letras. 1. Ed. p. 81-112.

Vertuan, R. E.; Omodei, L. C. B. (2016) GD3 - Relações entre Estágio Curricular Obrigatório, PIBID e outros programas na formação inicial do professor de Matemática. In: FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 10., 2016, Apucarana, Anais... Apucarana: Universidade Estadual do Paraná, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná, p. 19-32.

Published

2022-08-23

Issue

Section

Artigos