Práticas de Estagio Supervisionado na Licenciatura em Matemática no Estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86912

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, FELIMAT, Fenomenologia

Resumo

O presente artigo propõe trazer à compreensão as práticas de Estágio Supervisionado que são desenvolvidas na Licenciatura em Matemática. Especial atenção é dedicada aos papéis dos sujeitos envolvidos, suas ações individuais e o enfoque dado a eles. Para isso, analisamos os relatórios constantes nos anais do Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática do Estado do Paraná – FELIMAT, das edições de 2011 a 2019, em um movimento fenomenológico de pesquisa, a partir das seguintes interrogações: que práticas de estágio supervisionado são desenvolvidas e relatadas nos textos publicados no FELIMAT? O que isso revela? Qual o enfoque dado ao sujeito de estágio? Quais são as ações desenvolvidas pelos sujeitos? Na análise revelou-se que o Estágio Supervisionado fica centrado na ação do estagiário e do professor supervisor da universidade, não sendo posta em destaque a ação do professor regente da escola. Salienta-se a necessidade de enfatizar o papel do professor regente da escola, de modo a reavivar a plena articulação entre todos sujeitos envolvidos no Estágio Supervisionado.

Biografia do Autor

Emanueli Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta-Grossa – UEPG. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (em disposição funcional da UNESPAR).

http://lattes.cnpq.br/6438618463291555

 

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

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2022-08-23

Edição

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Artigos