Uma proposta de integração entre a Matemática e a Literatura Infantil em contexto de Jardim de Infância<br>Integrating mathematics and children’s literature in a preschool context

Autores

  • Pedro Palhares Instituto de Educação - Universidade do Minho
  • Fernando Azevedo Instituto de Educação - Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p15

Resumo

Este artigo procura mostrar uma possibilidade de integração entre a Matemática e a Literatura Infantil. Começa-se por apresentar os princípios de uma filosofia construtivista de ensino da matemática, para qualquer nível de ensino, válidos também para a faixa etária em questão. Depois enunciam-se os princípios subjacentes ao uso da Literatura Infantil no Jardim de Infância. Na parte seguinte, é escolhida uma história com particular interesse para o desenvolvimento das competências literárias. Essa história é usada como ponto de partida para a construção de atividade matemáticas que sejam ricas e que obedeçam aos princípios da visão construtivista apresentada.

Biografia do Autor

Pedro Palhares, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Professor Associado

Departamento de Estudos integrados em Literacia, Didáctica e Supervisão

Fernando Azevedo, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Professor Associado

Departamento de Estudos integrados em Literacia, Didáctica e Supervisão

Downloads

Publicado

2011-03-28

Edição

Seção

Artigos