Eixos convergentes na aprendizagem matemática de alunos com Síndrome de Down<br>Convergent axes in the learning of math by students with down syndrome

Autores

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil
  • Tania Elisa Seibert Universidade Luterana do Brasil
  • Lorenzo Moreno Universidade de La Laguna
  • Vanesa Muñoz Universidade de La Laguna
  • Genigleide Santos da Hora Universidade de Santa Cruz, Bahia
  • Aracy Curvelo de Matos Universidade de Santa Cruz, Bahia
  • Jaqueline Anthony C. Sallenave Universidade de Santa Cruz, Bahia
  • Jeane Santos Cafeseiro Especialista em Educação e professora da Universidade de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p25

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, mediada pela aprendizagem do software Sistema Tutorial Inteligente (ITS), gerador de sequências de atividades as quais reforçam os conhecimentos lógico-matemáticos das séries iniciais do Ensino Fundamental, com alunos com Síndrome de Down (SD). Foi realizada uma comparação entre dois alunos com SD, um do estado do Rio Grande do Sul (aluno A) e outro da Bahia (aluno B). O objetivo foi identificar os eixos convergentes na aprendizagem matemática de alunos com SD. Os resultados apontam que os alunos investigados apresentam dificuldades semelhantes nos conceitos lógicos matemáticos e que deveria haver um acompanhamento individualizado, fora da sala de aula, para lidar melhor com situações do cotidiano que exigem Matemática. Verifica-se, também, que o software ITS é um recurso didático importante no desenvolvimento da aprendizagem de alunos com SD, sendo um reforço para a aprendizagem para esses alunos. Este trabalho é fruto do convênio entre o grupo GECEM da ULBRA e o grupo de Tecnologias Educativas da ULL, em Tenerife na Espanha e, associado a esse convênio, está o grupo TEIAS da USC, Bahia.

Biografia do Autor

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifíciade Salamanca na Espanha, professora titular do curso de Matemática Licenciatura e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Tania Elisa Seibert, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIM, ULBRA e professora do curso de Matemática Licenciatura.

Lorenzo Moreno, Universidade de La Laguna

Doutor em Física e professor titular da Universidade de La Laguna, Tenerife, Espanha

Vanesa Muñoz, Universidade de La Laguna

Doutora em Informática e professora da Universidade de La Laguna, Tenerife, Espanha

Genigleide Santos da Hora, Universidade de Santa Cruz, Bahia

Mestre em Educação e professora da Universidade de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

Aracy Curvelo de Matos, Universidade de Santa Cruz, Bahia

Especialista em Educação e professora da Universidade de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

Jaqueline Anthony C. Sallenave, Universidade de Santa Cruz, Bahia

Especialista em Educação e professora da Universidade de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

Jeane Santos Cafeseiro, Especialista em Educação e professora da Universidade de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

Especialista em Educação e professora da Universidade de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

Downloads

Publicado

2011-03-28

Edição

Seção

Artigos