Dificuldades dos alunos para resolver problemas com inequações<br>Difficulties of students to solve problems with inequations

Autores

  • Rinaldo César Beltrão Prefeitura da Cidade do Recife

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p84

Resumo

Essa pesquisa Investiga as dificuldades encontradas por alunos concluintes do Ensino Fundamental de escolas públicas de Pernambuco, ao se depararem com um problema sobre inequações. O aporte teórico está fundamentado em teorias sobre Didática da Matemática e Linguagens, de acordo com Bruno D’Amore. A pesquisa é um recorte de uma dissertação de mestrado onde analisa-se a produção dos alunos ao resolver problemas algébricos de uma avaliação em larga escala aplicada anualmente pelo governo de Pernambuco. As informações analisadas apontam, entre outras coisas, que a notação formal não pode ser desconectada da aquisição do significado. Essa falta de conexão é um dos principais problemas que enfrentamos no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Downloads

Publicado

2011-03-28

Edição

Seção

Artigos