Professores universitários que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino de matemática: quem são eles? University teachers to use technology information and communication in the teaching of mathematics: who are they?

Autores

  • Douglas Marin

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p62

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou compreender como professores do ensino superior estão usando tecnologia da informação e comunicação (TIC) quando ministram suas aulas de Cálculo. Os dados são provenientes de entrevista com professores que, em algum momento de sua prática docente, utilizam TIC para ensinar Cálculo. Com esses relatos foi possível fazer uma discussão acerca do perfil do professor universitário que faz uso de TIC, contemplando os seguintes aspectos: tempo de docência; tempo de utilização de TIC; a formação dos professores; as instituições em que trabalham; as condições do trabalho docente; a motivação; o preparo e o envolvimento dos professores. Espera-se com isso contribuir para a formação de professores do ensino superior para o uso de TIC em sala de aula

Downloads

Publicado

2012-07-13

Edição

Seção

Artigos