Formação continuada em matemática de professores polivalentes – dois estudos sobre resolução de problemas aditivos<br>Mathematics for primary teachers and continuing education – two studies about additives problem solving
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p78Resumo
O presente artigo apresenta dois estudos que indicam a importância da formação continuada em matemática dos professores polivalentes e enfatizam o aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, apresenta uma investigação do desempenho de crianças na resolução de problemas aditivos e outra investigação com professores estudantes de Pedagogia na resolução de problemas aditivos. Verifica-se que os erros dos professores e dos alunos não se diferenciam muito e que muitos professores apresentam dificuldades de compreensão dos conceitos que se prontificam a ensinar. Portanto, defende-se a importância do conhecimento matemático do professor polivalente das séries iniciais para um ensino eficiente e uma aprendizagem eficaz da resolução de problemas aditivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).