Formação continuada em matemática de professores polivalentes – dois estudos sobre resolução de problemas aditivos<br>Mathematics for primary teachers and continuing education – two studies about additives problem solving

Autores

  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grane do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p78

Resumo

O presente artigo apresenta dois estudos que indicam a importância da formação continuada em matemática dos professores polivalentes e enfatizam o aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, apresenta uma investigação do desempenho de crianças na resolução de problemas aditivos e outra investigação com professores estudantes de Pedagogia na resolução de problemas aditivos. Verifica-se que os erros dos professores e dos alunos não se diferenciam muito e que muitos professores apresentam dificuldades de compreensão dos conceitos que se prontificam a ensinar. Portanto, defende-se a importância do conhecimento matemático do professor polivalente das séries iniciais para um ensino eficiente e uma aprendizagem eficaz da resolução de problemas aditivos.

Biografia do Autor

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Licenciada em Pedagogia e Ciências. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grane do Sul

Doutora pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Universidade de Oxford. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2012-07-13

Edição

Seção

Artigos